Estamos em busca de um(a) Engenheiro(a) de Performance e Observabilidade altamente analítico(a) e colaborativo(a), com sólida experiência em ambientes complexos e escaláveis. Esse profissional será responsável por garantir o desempenho, a resiliência e a eficiência de aplicações e infraestrutura crítica, atuando de forma estratégica com diferentes times (desenvolvimento, operações e segurança).
Será uma peça-chave na identificação de gargalos, definição de métricas e implementação de boas práticas de observabilidade, além de conduzir testes e análises de performance para sustentar o crescimento contínuo dos sistemas.
Local: Híbrido (3 ou 4 vezes por semana presencial – São Paulo/SP)
Requisitos e qualificações;
Analisar e diagnosticar problemas de performance em aplicações e infraestrutura, utilizando ferramentas de monitoramento. Desenvolver estratégias de otimização de recursos e melhoria contínua da performance em sistemas e ambientes. Colaborar com times de desenvolvimento, operações e segurança para garantir ambientes estáveis e de alta performance. Conduzir testes de estresse, carga e desempenho, interpretar resultados e aplicar ações corretivas. Definir e implementar soluções de escalabilidade visando o crescimento sustentável das aplicações. Atuar e liderar "War Rooms", tanto na resposta inicial a incidentes quanto em análises postmortem. Documentar alterações, aprendizados e planos de mitigação para incidentes.
Requisitos desejáveis: Experiência com Java 8+, Spring Boot e arquitetura de microserviços (Swagger, YML). Conhecimento em scripting: Python, Shell e PowerShell. Domínio de ferramentas de observabilidade e logs, como: AppDynamics, DataDog, Grafana, Elastic/Kibana, Dynatrace. Familiaridade com contêineres e orquestração: Docker, Kubernetes, OpenShift, Rancher. Prática com CI/CD e infraestrutura como código: Jenkins, GitLab CI, Terraform, Ansible. Integrações com plataformas como: MuleSoft, Sensedia, Kafka, RabbitMQ. Experiência com bancos de dados Oracle e MongoDB. Conhecimento em práticas DevSecOps. Habilidade para resolver problemas complexos com raciocínio lógico estruturado.
Diferenciais valorizados: Conhecimento em ferramentas open-source: Prometheus, Loki, OpenTelemetry. Vivência com plataformas enterprise de observabilidade: DataDog, Dynatrace. Experiência em projetos de migração de observabilidade. Atuação com arquitetura distribuída e desenvolvimento de aplicações escaláveis.
Descrição comportamental:
Procuramos uma pessoa que:
Goste de trabalhar em equipe e seja colaborativa em suas atribuições; Tenha coragem para se desafiar e ir além, abraçando novas oportunidades de crescimento; Transforme ideias em soluções criativas e busque qualidade em toda sua rotina; Tenha habilidades de resolução de problemas; Possua habilidade e se sinta confortável para trabalhar de forma independente e gerenciar o próprio tempo; Tenha interesse em lidar com situações adversas e inovadoras no âmbito tecnológico.
Big enough to deliver – small enough to care.
#VempraGFT
#VamosVoarJuntos
#ProudToBeGFT